
Uma mulher morreu e cinco pessoas ficaram feridas após o teto da Igreja de São Francisco de Assis desabar parcialmente na tarde desta quarta-feira (5). A igreja, conhecida como “igreja do ouro”, fica localizada no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, e faz parte do roteiro turístico da cidade.
A mulher que morreu foi identificada como Giulia Panchoni Righetto, tinha 26 anos, e era uma turista de São Paulo. No momento da queda, ela visitava a igreja com outros amigos. Ainda não foram divulgadas informações sobre as pessoas que ficaram feridas.
Não havia missa sendo celebrada na igreja quando o acidente aconteceu.
Policiais militares isolaram a área para os devidos trabalhos. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros realizaram o resgate dos feridos.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) deve fazer a remoção do corpo para a perícia.
Problemas recentes da igreja
Tombada como patrimônio material pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a igreja já enfrentava problemas estruturais desde 2023 quando foi possível ver desnível no piso, teto e pintura desgastados e pilastras sem reboco. Há também informações de rachaduras presentes no teto.
Ainda em 2023, um dos pátios do templo histórico foi fechado porque havia o risco de queda do pináculo direito.