DestaqueEducaçãoNotíciasRegião

Prefeitura de Santo Amaro tenta desapropriar terreno doado à UFRB para a construção de Atacadão

Um embate tem sido travado entre a Prefeitura de Santo Amaro e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O prefeito da cidade, Flaviano Bonfim (União), enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que revoga a doação do terreno da antiga Siderúrgica Fundição Aço Tarzan para a UFRB visando repassar o terreno para a construção de um Atacadão. O projeto será discutido em uma sessão extraordinária nesta quarta-feira (12), às 17h.

A área foi cedida pelo município em 2012 para a instalação do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT). No entanto, devido à falta de recursos o projeto ainda não foi viabilizado. Enquanto isso, o Centro funciona no prédio de uma escola de ensino básico no município.

Em nota, a Associação de Professores Universitários do Recôncavo (APUR) afirmou que “a reversão da posse do referido terreno coloca em risco e fragiliza a presença da UFRB na cidade de Santo Amaro”. A nota segue: “a APUR e a comunidade do CECULT exigem a retirada dessa matéria da pauta da Câmara dos Vereadores de Santo Amaro e conclama o apoio dos vereadores para o fortalecimento da UFRB em nossa cidade”.

A disputa em torno desse terreno não é nova. Em 2020, a desapropriação foi pautada e a área seria transferida para uma indústria química de São Paulo. À época, o projeto gerou grande repercussão e não foi aprovado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo