CulturaDestaqueEntretenimentoNotíciasRegião

Pontos de Cultura de Cruz das Almas participam de mobilização estadual da Secult-BA

Os Pontos de Cultura Nas Ondas da Cultura, o Grupo Cultural 20 de novembro e o Educa Rap participaram da III Teia Estadual dos Pontos de Cultura, promovida pela Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (Secult-BA). O encontro reuniu representantes culturais de todo o estado e foi considerado pelo Ministério da Cultura o maior evento estadual da política Cultura Viva no Brasil.

A III Teia teve como tema “Vozes e territórios pela implementação da Lei Cultura Viva Bahia e pela justiça climática”. O evento contou com a presença de autoridades, como a ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de agentes culturais de diversos territórios baianos, e foi realizado nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Centro de Convenções de Feira de Santana.

De acordo com a Coordenadora Técnica do Projeto Gira de Mulheres, iniciativa executada pelo Ponto de Cultura Nas Ondas da Cultura, participar do encontro foi essencial para fortalecer a atuação e ampliar o diálogo com outros territórios. “Estar nesses espaços nos permite compartilhar experiências, aprender com outras iniciativas e também reafirmar o nosso papel dentro da política e da cultura viva na Bahia”, afirma.

Valéria representou o Ponto de Cultura Nas Ondas da
Cultura durante a III Teia – Foto: Arquivo pessoal Valéria Damasceno

Além disso, Valéria destaca que também foi muita responsabilidade ver o projeto inserido em um espaço estadual de articulação da cultura. “Isso mostra que o nosso trabalho tem relevância e impacto, e reforça o nosso compromisso em atuar de forma organizada e alinhada às políticas públicas culturais”, aponta.

Já o representante do Ponto de Cultura Grupo Cultural 20 de Novembro e educador de capoeira/maculelê do Projeto Gira de Mulheres, David Santos, destacou a importância da III Teia como espaço de fortalecimento dos saberes tradicionais e das redes culturais. “Eventos como esse promovem trocas muito ricas e reforçam a capoeira como instrumento de educação, identidade e transformação social”.

Nessa perspectiva, David afirma que o encontro evidenciou a força da cultura nos territórios. “O mais marcante foi perceber que, mesmo com realidades diferentes, compartilhamos o mesmo compromisso com a cultura viva. Saio da III Teia com o sentimento de pertencimento a uma rede maior e consciente do papel que desempenhamos”, conclui.

David (de camisa azul) representou o Ponto de Cultura
Grupo Cultural 20 de Novembro – Foto: Arquivo pessoal

Além dos grupos Nas Ondas da Cultura e Grupo Cultural 20 de Novembro, o Ponto de Cultura Educa Rap também esteve presente no evento. Vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o projeto atua na valorização da cultura Hip-Hop e na formação de jovens do território.

O rapper e educador ErriVance, representante do projeto, destaca a importância do encontro para a articulação do movimento Hip-Hop no estado. Segundo ele, a Teia também se consolida como um espaço estratégico para a organização dos Pontos de Cultura. “É um ambiente de encontro, conexões e construção coletiva. É ali que os pontos e pontões conseguem dialogar, apresentar demandas e construir encaminhamentos para fortalecer as políticas culturais na Bahia”, ressalta.

Errivance representou o Ponto de Cultura. Educa Rap – Foto: Arquivo pessoal

A presença dos coletivos na III Teia contribui para fortalecer a execução da política Cultura Viva em Cruz das Almas, ampliando o diálogo e as estratégias para o desenvolvimento das ações culturais no município. Em âmbito nacional, a mobilização continua entre os dias 24 e 29 de março, em Aracruz (ES).

Por Fernanda Amordivino

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo